NEWSLETTER

3 Receitas de Rabanada para servir no Natal

Natal é momento de reunir a família na mesa farta, repleta de comidas que todo mundo ama e não vê a hora de poder degustar. Mas, você sabe qual é a origem da ceia e a história por trás dos pratos típicos das festas de fim de ano? A origem da ceia remete a tempos antes de Cristo e ao Novo Testamento. O banquete no fim de dezembro era preparado por povos pagãos em comemoração ao solstício de inverno, antes mesmo do império Romano. Com a expansão do Cristianismo e a incorporação das festas pagãs no Natal, a ceia tornou-se um momento de comemoração natalina. Nesse conteúdo trouxemos curiosidades sobre a sua origem e deliciosas receitas para não faltar rabanada na sua festa! 🎅🤶

Não se sabe ao certo a origem da rabanada ou o por que deste nome, a história mais aceita é que essas fatias de pão amanhecido molhadas no leite (ou vinho), passadas em ovos batidos e fritas, provavelmente surgiu com a ideia de reaproveitamento de pão velho. Segundo a tradição cristã o pão tem uma simbologia sagrada e não deve ser jogado fora.

Em Portugal, dependendo da região, a rabanada era conhecida como “fatias douradas” ou “fatia de mulher parida” ou “Fatia de Parida”. Esse nome foi dado porque era oferecido às mulheres que haviam dado à luz e estavam amamentando. Acreditava-se que a rabanada ajudava na produção de leite materno.

Em vários países é possível provar essa mesma receita ou similar. Nos Estados Unidos é conhecida como French toast, na França pode ser encontrada como Pain Perdu e na Inglaterra é Eggy Bread. Receitas como a rabanada são comuns também nas festas espanholas da Quaresma e da Semana Santa e também podem ser encontradas em algumas partes do México.

E por quê a receita foi associada ao natal?

Tem a ver com fartura, prosperidade. Segundo o cristianismo, a história conta que uma mulher pobre precisava amamentar seu filho recém-nascido. Quase não tinha o que comer e se alimentava apenas com restos de pão amanhecido embebidos em leite adocicado. Ela teve tanto leite que amamentou não apenas o seu filho, mas também, outras crianças. Dessa forma, a rabanada virou um símbolo de prosperidade e fartura, sendo servida nas festas de fim de ano.

Que tal conhecer algumas versões e escolher a sua preferida para o natal?

Rabanada tradicional

Ingredientes:

1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses
2 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
3 ovos batidos
1 pitada de canela
canela a gosto
açúcar a gosto
óleo de girassol para fritar

Preparo:

Corte a baguete em fatias médias.
Em um refratário, misture o leite de vaca com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que elas estejam bem molhadinhas.
Em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela.
Passe as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos.
Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel-toalha.
Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto.
Sirva quente ou coloque na geladeira para servir gelada.

Rabanada assada de banana

Ingredientes:

3 unidades de ovo peneirado
2 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de açúcar (320 gramas)
2 xícaras de leite (480 mililitros)
Fatias de banana nanica
Fatias de pão amanhecido
Essência de baunilha a gosto
Canela em pó em gosto

Preparo:

Bata o leite, os ovos, a margarina, o açúcar e a essência de baunilha no liquidificador por cerca de 3 minutos.
Coloque as fatias de pão em um pirex, cobrindo todo o fundo, e despeje a mistura do passo anterior no topo. Cubra com as fatias de banana e polvilhe com canela em pó. Asse em forno preaquecido até dourar (cerca de 30 minutos).
Dica: Se desejar, cubra o preparado com passas antes de assar.
Corte em pedaços e sua rabanada assada de banana está pronta pra comer

Rabanada salgada de forno

20 fatias de pão amanhecido
250 mililitros de leite
½ lata de creme de leite ou requeijão cremoso
1 unidade de ovo
2 xícaras de queijo ralado
pimenta do reino
sal

Preparo:

Misture o leite, o creme de leite ou requeijão, o ovo, sal e pimenta a gosto. Coloque em um prato ou tigela grande.
Dica: Pode misturar no liquidificador ou numa tigela, como preferir.
Umedeça as fatias de pão na mistura e disponha em um tabuleiro untado ou com papel manteiga. Complete com queijo ralado a seu gosto e leve a assar no forno aquecido a 200ºC por 20-30 minutos, ou até que estejam douradas.
Dica: Se usar uma mistura de queijos ralados suas rabanadas salgadas ficarão ainda mais saborosas!
Depois do passo anterior, sua rabanada salgada de forno está pronta! Sirva em seguida, enquanto está quente, e garantimos que ninguém irá resistir!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram