NEWSLETTER

Cardápio interativo! QR Code na mesa, uma tendência que veio para ficar e inovar

Como bem sabemos, a pandemia do novo coronavírus mudou muitos dos nossos hábitos. E um deles diz respeito à forma como os clientes de restaurantes, bares e lanchonetes passaram a fazer pedidos: através do cardápio interativo e digital, com QR Code interativo que dispensa o contato físico das pessoas com materiais impressos. A novidade caiu no gosto e na aprovação do público, obrigando diversas empresas, transformadores e revendedores a se adaptarem à realidade. Mas e o seu negócio? Já aderiu ao serviço? Então confira as dicas que o Roldão está trazendo e fique por dentro!

 

O que é o QR Code interativo de mesa:

 

Trata-se de uma ferramenta – virtual - que permite a visualização do cardápio do seu estabelecimento, no celular do cliente, quando ele estiver sentado a uma das mesas do estabelecimento. Nesse sentido, ao apontar a câmera do celular para o o QR Code do cardápio, o cliente pode acessar virtualmente as fotos dos pratos, bebidas, preços e outras informações adicionais. Além disso, usando o recurso também é possível que os clientes façam os pedidos diretamente do celular, enviando-os para impressoras no caixa e até mesmo cozinha.

 

Para que serve um cardápio interativo:

Além da praticidade de se fazer pedidos e amenizar custos com impressões de cardápios, o QR Code interativo de mesa evita o manuseio de materiais por diferentes pessoas (fator primordial em tempos de pandemia). A ferramenta também traz modernidade ao negócio, facilita a troca de preços a qualquer momento e traz outras vantagens (vistas a seguir).

 

Quais são as vantagens do QR Code interativo de mesa:

 

- Agilidade para o atendimento: Ao acessar o cardápio interativo, o cliente pode fazer o pedido da própria mesa e, ao chamar o garçom, pedir o encerramento da conta a qualquer momento (pelo próprio celular).

- Avaliação do atendimento do estabelecimento: Após fechar e pagar a conta, o cliente pode fazer uma avaliação do serviço e de como foi atendido.

- Inovação: Seu restaurante, bar ou lanchonete passa a entregar inovação como atributo, trazendo destaque perante a concorrência.

- Possibilidade de dados dos clientes em banco: O cliente, no momento da utilização do QR Code, pode também efetuar um breve cadastro. Com isso, torna-se possível reunir dados de pesquisa a respeito dos seus clientes.

 

Como funciona o QR Code interativo (quais são os pré-requisitos para usar):

 

- 1 computador com Windows 10 (recomendável 8GB de RAM)

- 1 roteador sem fio (não é necessário internet)

- IP fixo no computador servidor

 

Como instalar e configurar seu QR Code interativo de mesa:

 

- O primeiro passo é acessar um programa que operacionalize a ativação de um QR Code e por onde você possa cadastrar o seu cardápio – ordenando-o por categorias (aqui você encontra informações: https://ajuda.programaconsumer.com.br/como-instalar-e-configurar-o-cardapio-digital-na-mesa/)

- Em seguida, insira fotos, detalhes e preços para cada item do cardápio (lembre-se: quanto mais detalhes tiver, melhor para o cliente visualizar o seu cardápio)

- O próximo passo, então, é realizar a instalação do programa de ativação do QR Code em seu estabelecimento (é interessante realizá-lo junto com um técnico de informática, que lhe ajudará também com a instalação do roteador sem fio e fixação do IP do servidor)

 

 

Display de mesa (item auxiliar):

 

- O display de mesa é a peça que contém as informações para instruir o cliente com o acesso ao cardápio – bem como traz a ilustração do próprio QR Code, que é nada mais do que um “código de barras”

- Para tanto, é necessário que você gere e imprima os QR Codes que serão inseridos nas mesas.

 

 

Fluxo no atendimento com o cardápio interativo:

 

- Com o cliente sentado à mesa, ele irá visualizar o display de mesa, apontar o celular para o QR Code interativo e acessar o cardápio virtualmente

- Nesse processo, o cliente conecta o celular à rede sem fio do seu estabelecimento e faz a leitura do QR Code que se encontra à mesa

- Pelo celular, o cliente é apresentado a um breve formulário para cadastro, pedindo nome, e-mail, telefone e o CEP (que é opcional)

- Realizado o cadastro, o cliente visualiza o cardápio interativo e os pratos e bebidas por categoria, bem como fotos, descrições e outros detalhes

- É nesse momento que uma impressora emite a senha no caixa (item opcional). E essa senha deve  ser devidamente entregue ao cliente, para que ele informe você sobre o primeiro pedido (como medida de segurança).

- Com essa senha em mãos, o cliente pode então realizar pedidos diretamente para a cozinha, chamar o garçom e, até mesmo, solicitar imediatamente o fechamento da conta

 

Dica especial:

 

É recomendado que a implementação do QR Code interativo ocorra de maneira parcial, em apenas uma ou duas mesas, para que você possa acompanhar o retorno do trabalho e dos clientes, enquanto continua treinando sua equipe para dominarem bem a tecnologia. Então, com os processos melhor ajustados, é só aplicar a solução em um número maior de mesas.

 

 

E o mais importante – insira ofertas e conte com o Roldão:💛💙

 

Não adianta oferecer novidades no seu estabelecimento, mas não trazer algum ganho comercial também para o cliente (como algum desconto especial no cardápio). Sendo assim, para facilitar suas margens, compre seus insumos com o Roldão – que sempre tem ofertas especiais para que você realize seus sonhos de maneira mais prática. Confira as ofertas: https://www.roldaoblog.com.br/ofertas-do-roldao/

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One comment on “Cardápio interativo! QR Code na mesa, uma tendência que veio para ficar e inovar”

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram