NEWSLETTER

Como aproveitar as datas comemorativas para atrair clientes

Para quem atua no comércio, o calendário é dividido não apenas por meses e dias, mas também por datas comemorativas e épocas especiais que influenciam diretamente o movimento e o volume de vendas.

Estamos falando de ocasiões como, por exemplo: Dia das Mães, Páscoa, Carnaval, Black Friday, Natal, recessos escolares e outros eventos e feriados regionais. 

Quer saber como aproveitar as oportunidades oferecidas pelas datas comemorativas para atrair e conquistar clientes? Então, veio ao lugar certo!

Siga a leitura e confira:

➔ Um passo a passo sobre como se preparar para as datas comemorativas;

➔ Dicas para atrair mais clientes em ocasiões especiais.

Vamos lá?!

Como preparar seu estabelecimento para lucrar com as datas comemorativas

Deixar de usar as datas comemorativas para aumentar o movimento em seu negócio é um erro. Afinal, muitos dos seus clientes podem já ter a expectativa de comemorar determinada ocasião aí! 

Contudo, um erro maior ainda é fazer promoções sazonais de última hora, sem um planejamento adequado… 

Isso porque a falta de preparo pode gerar prejuízos e até danificar a imagem da sua marca, pois ações feitas sem o devido cuidado têm tudo para provocar falta de ingredientes, problemas no atendimento e assim por diante.

Não é isso que você quer, certo?

Para aproveitar as oportunidades geradas pelas datas comemorativas, sem prejudicar suas operações, siga este passo a passo:

Passo #1 para preparar seu restaurante para as datas comemorativas:
Escolha as datas mais importantes para o seu negócio

Como usar datas comemorativas a seu favor

 

Existem diversas datas especiais ao longo do ano. Porém, você não precisa pensar em ações para todas elas. Pelo contrário. Para não desperdiçar tempo e dinheiro, o ideal é escolher as que fazem mais sentido para o seu negócio e para o seu público.

É verdade que algumas datas comemorativas merecem atenção de (quase) todo mundo. É o caso, por exemplo, do Dia das Mães, do Dia dos Pais e do Dia das Crianças. Afinal, provavelmente a maioria dos negócios de food service tem clientes que são os homenageados em cada uma dessas ocasiões, concorda?

Porém, muitas vezes, as datas mais relevantes para o seu negócio podem ser “diferentonas”, mas alinhadas ao que você tem oferecer. 

Digamos, por exemplo, que você tenha uma pizzaria. Então, o Dia da Pizza, o Dia do Tomate e o Dia do Queijo podem proporcionar ótimas oportunidades para ações de marketing especiais e, consequentemente, para atrair mais clientes.

Além disso, avalie também eventos e datas que são importantes para a sua comunidade – como aniversário da cidade ou eventos regionais. Essa é uma ótima forma de mostrar que você valoriza as suas raízes e, assim, ganhar o carinho de quem gosta de prestigiar o comércio local.

Levando isso em conta, todo início de ano defina quais datas comemorativas terão sua atenção e já comece a pensar em como usá-las a seu favor para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Dessa forma, as chances de você comemorar bons resultados em cada uma dessas ocasiões serão muito maiores.

Aqui você encontra a lista completa de datas comemorativas de 2020.

Use-a a seu favor para começar a pensar nas suas ações!

Passo #2 para preparar seu restaurante para as datas comemorativas
Defina objetivos para cada uma das ocasiões escolhidas

O que você espera alcançar promovendo ações especiais em cada uma dessas datas comemorativas?

Você pode responder essa pergunta levando em conta dois fatores:

1) Lucratividade (aumento das vendas);

2) Relacionamento com os clientes (melhoria da satisfação do público; conquista da fidelidade; etc.).

Por exemplo:

No Dia das Mães, certamente você terá aumento no faturamento por conta do alto movimento de famílias sendo atendidas. Porém, se quiser ir além, pode aproveitar a oportunidade para fortalecer seu relacionamento com o público, oferecendo rosas para as mães, por exemplo.

Já no Dia dos Namorados, você pode focar em conquistar a fidelidade dos clientes oferecendo cupons de desconto para que eles retornem em até 30 dias, por exemplo.

Então, na hora de definir os objetivos para cada uma das datas comemorativas que ganharão sua atenção este ano, liste as seguintes informações:

✓ O que você espera alcançar?
✓ Quais são as metas específicas? (aumento de x% nas vendas; inclusão de x novos clientes na base; e assim por diante).

Passo #3 para preparar seu restaurante para as datas comemorativas
Faça um planejamento das ações de vendas e marketing

Depois de definir em quais datas comemorativas você vai desenvolver ações especiais e o que espera alcançar nessas ocasiões, é hora de planejar tais atividades! 

Estas são algumas das questões que precisam ser levadas em conta nesse planejamento:

– O que será feito em cada data? Haverá alguma promoção com desconto especial? Será realizado algum concurso ou sorteio?
– Se sim, o que será oferecido aos clientes nessa promoção ou oferta?
– O restaurante será decorado para tal data comemorativa? Se sim, há materiais para isso ou será preciso comprar?
– Serão realizadas ações de marketing? Quais serão os canais envolvidos?
– Quem serão os responsáveis? Será feito internamente ou com ajuda de um fornecedor?
– Qual é o orçamento disponível para cada ação? 

Ao responder essas perguntas, você terá uma ideia mais clara do que vai fazer nas datas comemorativas. Além disso, definirá o que será preciso (em termos de capital, materiais, fornecedores e mão de obra) para colocar essas ações em prática.

Com esse planejamento, ficará muito mais fácil se preparar de forma adequada para promover ofertas e promoções efetivas e lucrativas.

Dicas de para atrair mais clientes nas datas comemorativas 

Você sabia que cada vez mais pessoas preferem investir em “experiências” a comprar um produto ou bem material? 

Essa tendência gera uma oportunidade e tanto para o seu negócio. Afinal, sabendo disso, você pode promover a experiência em seu estabelecimento como uma ótima opção de presente para datas comemorativas.

As dicas a seguir vão ajudá-lo nessa missão!

Leia também!

Experiência do cliente em food service: tudo o que você precisa saber

1) Promova sorteios e concursos culturais

Datas comemorativas e sorteios

Essa é uma ótima maneira de incluir seu estabelecimento nas ocasiões especiais que são importantes para os seus clientes. É uma maneira de “presentear” seu público, ao mesmo tempo em que incentiva o consumo de seus produtos. 

Algumas ideias de ações nesse sentido:

Sorteio do mês das crianças.Compre um bolo na primeira semana de outubro e concorra a um vale-compras no valor de R$ 100.”
Concurso de Dia das Mães.Deixe um depoimento sobre o seu amor pela sua mãe e concorra a um almoço especial para comemorar com ela.”
Sorteio de Páscoa.Compre seu ovo conosco e concorra a uma cesta com diversos produtos.”

Dica!

Fique atento às questões legais relacionadas a esse tipo de ação. Concurso e sorteios devem seguir a regulamentação do Ministério da Economia. Clique aqui para saber mais.

2) Crie receitas e menus especiais para cada ocasião

Outra forma de chamar a atenção dos clientes nas datas comemorativas é oferecendo um cardápio exclusivo para a ocasião.

Neste sentido, você pode fazer, por exemplo:

– Mini-hambúrguer para o Dia das Crianças;
– Pratos sem carne para o Dia do Vegetarianismo;
– Menu especial para o Natal;
– Pastel em formato de coração para o Dia dos Namorados;
– E assim por diante. 

3) Entre no clima das comemorações

datas comemorativas – dicas para aproveitá-las

Para mostrar que o seu estabelecimento está preparado para receber os clientes nas datas comemorativas é preciso preparar o ambiente. Estas são algumas formas de se fazer isso: 

– Decoração temática. Corações no Dia dos Namorados, bandeirolas na época de festas juninas e luzinhas no Natal são alguns elementos que ajudam a compor o clima que o cliente espera encontrar nessas datas.
– Uniforme customizado. Que tal criar uma camisa especial para sua equipe usar no aniversário da cidade? E uma toquinha de Papai Noel no Natal?
– Embalagens especiais. Troque o pacote sem graça do delivery por um com uma estampa especial e surpreenda seus clientes.

São ações simples, mas que fazem toda a diferença. Pense nisso e encontre a sua forma de entrar no clima das comemorações. 

Ao trabalho!

Esperamos que essas dicas inspirem você a se preparar adequadamente para aproveitar ao máximo todas as oportunidades geradas pelas diferentes datas comemorativas.

Sucesso!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram