NEWSLETTER

Como aumentar as vendas e faturar mais no final do ano?

 

 

Para muitos, final de ano é tempo de descanso e lazer, mas para os donos de pequenos negócios, o período é de oportunidades para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Cada ano que passa estamos mais inseridos na era da experiência. Isso torna ainda mais claro que, não se pode apenas entregar um produto sem entregar experiência e benefícios concretos, pois isso agrega valor para o cliente. Por exemplo, se você vai a um restaurante, o benefício é o de se alimentar, mas a experiência refere-se a toda a jornada ao chegar no local: estacionamento, acesso ao local, segurança no estabelecimento, conforto, banheiro limpo, atendimento eficiente, pedidos rápidos e facilidade na hora do pagamento. Deve haver fluidez na jornada para que a experiência seja realmente boa. Isso é o que faz um cliente retornar ao seu estabelecimento, voltar a adquirir o seu produto e a comentar com outros potenciais clientes sobre o que consumiu, como foi a compra e etc.

Sabemos que 2020 foi um ano atípico em todos os setores e em todo o mundo. A crise econômica foi inevitável e pode gerar certa queda nas vendas deste ano, mas na verdade, esse pode ser um excelente momento para separar  “as empresas mais preparadas, organizadas e audaciosas" em relação às demais. Isso traz uma diminuição da concorrência e gera mais espaço para as outras empresas crescerem. Ou seja, mesmo a crise é uma ótima oportunidade para alavancar seu negócio e se posicionar frente à concorrência.

 

 

Quer saber como aumentar suas vendas e seu destaque no mercado? Veja essas dicas valiosas!

 

 

Invista em um atendimento de qualidade

O volume de consumidores aumenta exponencialmente na época de Natal e o comércio costuma lotar. Para suprir a demanda e ter mais garantia de qualidade no atendimento, contratar mais funcionários é uma saída. Por isso, invista em um atendimento de qualidade. Esse é um fator decisivo para que o consumidor se transforme em um cliente fiel ou que faça ele se distanciar da empresa. Além disso, a equipe de vendas deve estar preparada para atuar com agilidade, mas sem deixar cair a qualidade no atendimento.

Treine sua equipe de atendimento e vendas, para que foque nas necessidades do cliente, sem tentar empurrar algo de que não precisam no momento. Bom humor, sorrisos e paciência fazem toda a diferença. Cordialidade e educação são fatores primordiais para um bom atendimento.

 

Motive a equipe

 

Nessa época haverá muito mais trabalho, por isso é importante que todos estejam motivados. Por isso, faça uma confraternização de Natal, crie prêmios específicos para o melhor vendedor do período, entre outras ações de engajamento.

 

Estabeleça metas

Um ponto importante para manter seu time engajado é estabelecer metas que tenham um significado além do seu lucro. Ao estabelecer metas com a equipe, ela se sente parte integrante do seu planejamento e isso gera motivação para que vendam mais.
É interessante avaliar o histórico de vendas do colaborador, o desafiando a superar o seu máximo já alcançado e oferecendo algum tipo de bonificação por seu desempenho.

 

Crie horários de atendimento flexíveis

 

É interessante que, pelo menos no mês de dezembro, as lojas fiquem abertas por mais tempo. Assim é possível atender os consumidores que não conseguem realizar compras durante o dia. Além disso, sempre tem pessoas que deixam para comprar seus presentes na última hora.
Estabeleça um horário diferenciado para abertura e fechamento de seu negócio durante o final de novembro e todo o mês de dezembro e, principalmente, na semana que antecede o Natal. Você pode abrir até um pouco mais tarde, ou aos domingos, assim o seu comércio proporciona maior oportunidade de compra para os clientes.

 

Sua vitrine é o cartão de visitas

 

A vitrine é o que vai atrair os clientes para entrarem e conhecerem os seus produtos ou não. No Natal é importante que a vitrine esteja completamente no clima, montada de forma bem elaborada, para conquistar o cliente que passa em frente a sua loja. Organize a fachada o ano todo e não se limite apenas às decorações tradicionais de festas.Cuide também da organização interna, organizando balcões e araras para melhorar o fluxo de clientes. Quanto mais ele se sentir confortável, mais tempo ficará dentro do seu estabelecimento, aumentando a probabilidade de compra. Cuide também dos uniformes dos vendedores. É importante que estejam “destacados” para que quando os clientes entrarem em seu estabelecimento, por mais cheio que esteja, consigam identificar rapidamente um vendedor.

 

Invista em divulgação

 

Quem não é visto não é lembrado, certo? Por isso é importante investir em publicidade, seja por meios tradicionais (panfletos e flyers) ou pela internet.
No marketing digital, vale a pena apostar em um site bonito, com navegação fácil e informações claras, além de marcar presença nas redes sociais não apenas com posts, mas também com anúncios online no Facebook Ads e/ou Google Adwords, utilize também o Whatsapp Business para divulgar suas promoções e produtos. Isso ajuda a atingir um público ainda maior.

 

Mantenha o estoque abastecido

 

Esse é um dos detalhes mais importantes para se preparar com o aumento da demanda. É fundamental que tenha todos os produtos, pois, caso o cliente queira algo e não encontre, provavelmente irá buscar na concorrência. Portanto, não deixe de manter o estoque muito bem preparado e isso não significa “estoque com excesso de produtos”. Avalie muito bem seu histórico de vendas e o mercado antes de abastecer sua loja.

 

Os preços devem ser atrativos

 

Preços atrativos fazem toda a diferença na decisão de compra, principalmente hoje que é possível comprar sem sair de casa e pesquisar na internet onde estão os melhores preços.
O Natal é quando os consumidores querem aproveitar para comprar presentes para a família e amigos, sem gastar muito. Ele ficará interessado em comprar os seus produtos caso a sua loja ofereça um diferencial no preço, na condição de pagamento, no recebimento de um brinde e etc. Você pode dar descontos, diminuir o valor para pagamentos à vista, mas antes de definir qualquer uma dessas coisas não se esqueça de avaliar qual será a sua margem de lucro e se a decisão trará retorno financeiro.

 

Promoções são sempre bem-vindas

 

O Natal é a época mais propícia para os “combos” de vendas — compre um e leve outro — e também, para os descontos cumulativos, que fazem os clientes comprarem maior quantidade de produtos para assim conseguirem preços melhores. Crie promoções antecipadas — algumas semanas antes da data — para garantir os melhores preços do mercado e chamar atenção da maior quantidade de pessoas possível. Neste caso, não deixe de estipular um prazo final para a promoção e dê o senso de urgência aos clientes. Com isso é bem provável que comprem o quanto antes e em maior quantidade.

 

Disponibilize diversas opções de pagamento

 

Os clientes buscam por comodidade e desejam que os vendedores ofereçam condições de pagamento diversificadas e mais agradáveis para seus bolsos. Por isso, ofereça descontos para pagamentos à vista e opções de parcelamento, além de aceitar tipos de cartão variados.
Se o cliente não gostar do que for oferecido, provavelmente irá buscar melhores condições em outra loja.

 

Seguindo essas dicas você vai arrasar nas vendas de final de ano!

 

Veja como utilizar o WhatsApp para alavancar suas vendas:


https://roldao.com.br/blog/como-utilizar-o-whatsapp-business-para-vender-mais/

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram