NEWSLETTER

Embalagens para delivery: como escolher as melhores para o seu negócio

Quando se trata de delivery de comida, a embalagem não tem apenas uma função prática. Ela representa a imagem do restaurante, garante a segurança e a qualidade dos alimentos e tem influência direta na experiência que os consumidores terão com a sua marca. Ou seja: escolher as embalagens para delivery ideais é fundamental para ter sucesso neste mercado! 

Foi pensando em ajudá-lo nessa missão que criamos este guia. Nele, reunimos informações e dicas que o ajudarão a entender qual é a melhor opção de embalagem para delivery para os seus alimentos e como isso impactará no seu orçamento.

Vamos lá!

Por que é importante se preocupar com a escolha das embalagens para delivery?

Embalagens para delivery

A resposta mais rápida para essa pergunta é: porque a embalagem protege os alimentos. Porém, não é só isso… 

A embalagem também envia uma mensagem sobre o seu negócio e pode contribuir para o aumento nas vendas. 

Pois é, não importa se seu negócio é uma rede de restaurantes ou um microempreendimento no setor de food service: a embalagem de alimentos tem grande impacto na percepção do cliente sobre a empresa.

Entre as principais funções das embalagens para alimentos, destacam-se, por exemplo:

🍱  Garantia de qualidade dos alimentos

A função primordial das embalagens é proteger e conservar os alimentos, garantindo que eles tenham alta qualidade e salubridade quando chegarem ao consumidor final.

🌯  Promoção de uma experiência positiva ao cliente

Uma embalagem adequada faz com que, quando o cliente tenha contato com o alimento, ele tenha uma experiência positiva, que os itens estejam organizados, com um visual adequado e sejam fáceis de consumir.

🥡  Fortalecimento da credibilidade da empresa

Quando a empresa oferece embalagens de qualidade, que garantem segurança alimentar e uma boa experiência, isso fortalece a imagem da marca e influencia positivamente a percepção do cliente.

🍟  Ferramenta de marketing

A embalagem também pode ser utilizada como ferramenta de marketing e branding, já que pode trazer a identidade visual da empresa e também ter elementos alinhados aos valores do negócio – como sustentabilidade e inovação, por exemplo.

Ou seja, não se trata simplesmente de uma forma de armazenar seus alimentos para o transporte. 

Como explica Marcelo Marani, consultor de marketing e gestão de restaurantes, a escolha errada de uma embalagem para delivery pode custar caro ao restaurante. Inclusive, não só no faturamento, mas na própria reputação… “O cliente associa isso à marca, tendo uma ideia de que se a embalagem está errada, a comida também não vai estar como esperado. Tudo isso pode impactar negativamente na imagem da marca”, ressalta o especialista.

Leia também!

Como oferecer delivery de comida – dicas para pequenos negócios se adaptarem ao isolamento social

4 principais erros ao escolher embalagens para delivery

4 principais erros ao escolher embalagens para delivery

#1 Escolher uma embalagem muito grande ou muito pequena

Embalagens muito grandes podem deixar o consumidor com a impressão de que a porção é pequena demais. Além disso, quanto mais espaço extra, maiores serão as chances de os ingredientes se misturarem e, portanto, de a comida chegar toda bagunçada para o consumidor.  

Por outro lado, quando a embalagem é muito pequena, há chance de os alimentos vazarem e/ou de o recipiente se danificar durante o transporte – ocasionando a perda total ou parcial do produto.

#2 Não considerar os diferentes tipos de alimentos

Pode ser tentador escolher apenas um tipo de embalagem para fazer o delivery de diferentes tipos de alimentos. No entanto, essa falha resultará na perda de qualidade dos seus alimentos.

Por exemplo: a embalagem ideal para delivery de batatas fritas é diferente da embalagem adequada para sopas e outros produtos com molhos. Portanto, se você não levar isso em consideração e optar por embalagens adequadas apenas para sopas, suas batatas chegarão murchas para o cliente, e o molho poderá vazar durante o transporte. Ou seja: não faltarão motivos para o cliente reclamar!

#3 Tampas soltas

Seja para proteger os alimentos ou mesmo as bebidas, é preciso garantir que as tampas das embalagens não sejam frouxas ou que não abram por acidente. O resultado desse erro é fácil de imaginar, certo?

Além de poder gerar a perda de produtos durante o transporte, tampas que não são seguras podem prejudicar sua reputação com os consumidores. Imagine que o entregador não perceba que a tampa soltou e, ao abrir o pedido, o cliente perceba que metade dele se perdeu… Nada agradável, certo?

#4 Falta de alinhamento com a marca

Outra questão que deve ser levada em conta na escolha da embalagem para delivery é a mensagem que a sua marca quer passar. Neste sentido, antes de definir suas escolhas, leve em conta os valores do seu negócio que fazem os consumidores se identificar com ele.

Digamos, por exemplo, que seu restaurante venda comidas saudáveis e defenda causas relacionadas à proteção da natureza. Nesse caso, não faz sentido escolher uma embalagem que não seja reciclável e que prejudique o meio ambiente, certo?

Principais tipos de embalagens para delivery

Um fator que deve pesar bastante na decisão dos empreendedores de food service ao definir qual será a embalagem utilizada no delivery é o material do qual esse recipiente é feito. Afinal, ele deve ser adequado não somente ao tipo de comida como também à mensagem que a empresa quer passar aos clientes.

Estas são algumas das opções disponíveis no mercado atualmente:

#1 Embalagem de isopor

Principais tipos de embalagens para delivery – Isopor

Um dos grandes atrativos dessa opção é o custo, já que embalagens de isopor podem chegar a ser até quatro vezes mais baratas que as de outros materiais. Contudo, Luiz Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas, alerta que a própria Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda seu uso para acondicionar alimentos, pois o isopor pode liberar micropartículas que contaminam o alimento – seja quente ou frio – e, portanto, prejudicar a saúde.

“Além da questão de saúde, o isopor é um material que não é reciclado no Brasil, portanto, acaba sendo também um grande problema ambiental. Ou seja, o isopor é um caso clássico de o barato que sai caro”, comenta.

Por fim, o isopor também tem outra desvantagem: como ele “abafa” os alimentos, o uso de embalagens com esse material pode prejudicar a integridade dos alimentos – fazendo, por exemplo, suas batatas fritas crocantes chegarem murchinhas para o cliente.

#2 Embalagem de plástico

Principais tipos de embalagens para delivery – Plástico

Uma grande vantagem da embalagem de plástico é que ela deixa o produto mais visível ao cliente, que pode checar a integridade dos alimentos assim que recebe a entrega. Além disso, esse material é bastante acessível.

No entanto, é fundamental se atentar ao tipo de plástico utilizado na embalagem e verificar se está de acordo com as normas da Anvisa. O mais indicado é o plástico propileno (PP), que não é tóxico, pode ser reciclado, é resistente ao calor e pode ser levado ao microondas.

⚠️  Atenção!
No início de 2020 foi aprovada uma lei que proíbe o uso de utensílios plásticos em estabelecimentos de food service em São Paulo (SP) – a legislação passa a valer a partir de janeiro de 2021. Esse é um sinal claro de que este material é cada vez menos bem-visto. Os próprios consumidores, especialmente os mais jovens, já exigem que os negócios de alimentação utilizem alternativas mais sustentáveis.   

#3 Embalagem de papel

Principais tipos de embalagens para delivery – Papel

Esse material apresenta várias vantagens – como, por exemplo: 

  • Não contamina os alimentos; 
  • É reciclável;
  • Oferece boa proteção.

Além disso, outra grande vantagem é que o papel oferece mais possibilidade de personalização, permitindo a impressão da sua marca, por exemplo.

Por indicação da Anvisa, embalagens de papel devem ser compostas por 97% de papel biodegradável e 3% de polietileno virgem.

Luiz Silveira destaca que as embalagens de papel são recicláveis e podem ser descartadas no lixo reciclável/seco, mesmo com sujeira do molho. Ele explica que elas viram papel novo, porém esse papel reciclado não será usado para alimentos.

#4 Embalagem de alumínio

Principais tipos de embalagens para delivery – Alumínio

O grande ponto forte das embalagens de alumínio é seu poder de conservar a temperatura dos alimentos. Por isso mesmo, elas são recomendadas para entrega de alimentos quentes. Além disso, podem ser levadas ao forno, o que é importante para a venda de alimentos frios ou congelados que precisam ser aquecidos. Para completar, são recicláveis – o que é sempre um ponto positivo.

Contudo, uma desvantagem é que embalagens desse material não podem ser aquecidas no microondas. Outra questão é que, como são maleáveis, podem acabar prejudicando a apresentação do prato e a vedação do produto. Por fim, também considere que, se o cliente pegar a embalagem de alumínio com alimentos muito quentes, pode acabar se queimando.

Dicas para escolher a melhor embalagem para a conservação dos alimentos durante o delivery:

Sobremesa, porções, frituras e acompanhamentos: use embalagem de fechamento manual, que encaixa o fecho e fica tampada.

Frituras: escolha embalagens que tenham um respiro, para não murchar o alimento.

Pratos com molho: é recomendado o uso de embalagem selada, com fechamento lacrado. Selar completamente vai garantir a manutenção da temperatura e evitar vazamentos durante o transporte.

6 fatores que influenciam a escolha das embalagens para delivery de alimentos

Além de tudo isso, na hora de escolher suas embalagens para delivery, é importante levar em conta as seguintes questões:

1) Tipo de alimento – vai determinar o modelo e os materiais das embalagens para delivery;
2) Tipo de operação – entrega por bike, por moto, take out etc.;
3) Funcionalidade e organização – de que forma essa embalagem vai facilitar o consumo do alimento quando o cliente receber o pedido;
4) Estilo, design e sustentabilidade – se o recipiente está alinhado à imagem que sua empresa quer passar;
5) Relação custo x benefício – não escolha a embalagem apenas baseando-se no preço, já que a embalagem errada pode gerar prejuízo;
6) Regulamentações da Anvisa – se a embalagem em questão está de acordo com as normas da Agência de Vigilância Sanitária. 

Leia também!

Quer saber mais sobre essas questões e conhecer melhor os tipos de materiais e embalagens para o armazenamento de alimentos? Leia este artigo: Embalagens para alimentos: como escolher a melhor opção para o seu produto

Como analisar o custo das embalagens para delivery

Como analisar custo das embalagens para delivery

O preço das embalagens para delivery varia muito dependendo do tamanho, modelo e tipo de material utilizado. Os valores podem oscilar de R$ 50 até R$ 230 o cento. Além disso, o preço também muda de acordo com a quantidade comprada. 

O consultor de gestão de restaurantes Marcelo Marani indica que o custo das embalagens pode representar, em média, de 4% a 12% do faturamento bruto do estabelecimento.

Além disso, a embalagem primária – que fica em contato direto com o alimento – é apenas uma das questões que você precisa colocar na ponta do lápis. Afinal, você também vai precisar ter, na sua operação de delivery, …  

– Sacolas plásticas ou de papelão;
– Seladoras;
– Adesivos (se escolher personalizar as embalagens com sua marca dessa forma);
– Utensílios como copos, talheres, guardanapos etc.

Ah, e caso decida comprar uma embalagem já personalizada, o custo da impressão da sua logo também deve entrar na conta.

Ou seja, a escolha da embalagem para delivery não pode ser feita às pressas. Ela invariavelmente vai afetar seus custos e, consequentemente, seus preços. 

Lembre-se ainda que a entrega de comida em casa é um serviço de conveniência. Como tal, também deve pesar no valor dos seus produtos.

Por tudo isso, apesar de ser uma questão importante para direcionar sua escolha, é fundamental que o preço não seja o fator central da sua decisão. 

Como comentamos anteriormente, é importante analisar se a embalagem é adequada aos alimentos que seu negócio entrega e se não irá prejudicar a imagem da sua marca. Tentar ir apenas pelo mais barato e deixar de levar em consideração a adequação da embalagem pode gerar prejuízo – tanto financeiro quanto de reputação.

Por fim, considere que quanto mais inovadora e alinhada às necessidades dos clientes for sua embalagem, mais eles estarão dispostos a pagar mais por isso. 

Um consumidor que valoriza a sustentabilidade, por exemplo, certamente vai preferir pedir de um restaurante que leva isso em conta em suas operações de delivery, mesmo que o estabelecimento cobre mais caro.

Leia também!

Marketing para delivery: como divulgar seu serviço de entrega em domicílio 

Inspirações de embalagens para delivery

A seguir, conheça alguns modelos de embalagens para delivery que podem servir de referência para o seu negócio:

Embalagem de papel, com tampas ou uma “vitrine” de plástico

Interessante para expor os alimentos, especialmente se for um prato bem colorido.

Recipiente com um material personalizado com a sua marca

É interessante porque você não precisa comprar uma embalagem já personalizada (algo que costuma encarecer o custo). Você compra a embalagem comum e personaliza como quiser.

Embalagens para delivery personalizadas

Reutilização de embalagens variadas

Copos plásticos podem, por exemplo, virar um recipiente para salada, ser utilizados para armazenar sobremesas ou como uma forma de organizar condimentos para a entrega; já copos térmicos podem acomodar sopa.

Embalagem para entrega em conjunto

Essa é uma forma de evitar ter que utilizar várias embalagens unitárias quando o pedido é muito grande.

Embalagem com mensagens para seus clientes

Utilize o recipiente em que os consumidores receberam os produtos como uma forma de se comunicar com eles e fortalecer o relacionamento entre vocês.

Então, gostou dessas ideias inspiradoras?

Esperamos que as informações deste artigo o ajudem a fazer a melhor escolha das embalagens para delivery.

Porém, caso tenha sentido falta de alguma dica ou tenha outras dúvidas sobre o que levar em conta na hora de decidir qual embalagem utilizar em suas operações de delivery, pode contar conosco. Deixe um comentário com sua pergunta que buscaremos a resposta para ela.

Sucesso!

Informações: Grubhub; Sebrae; Gazeta do Povo
Imagens: Background photo created by freepik - www.freepik.com; Envato Elements; Food photo created by freepik - www.freepik.com; Background photo created by freepik - www.freepik.com

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comments on “Embalagens para delivery: como escolher as melhores para o seu negócio”

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram