NEWSLETTER

Imposto de Renda 2021: veja como declarar e tire suas dúvidas

Chegou o momento de prestar contas ao fisco. Este ano o prazo para a declaração do Imposto de Renda foi estendido até as 23h59, do dia 31 de maio. Devem declarar o IR todos cidadãos que tiveram rendimentos a partir de R$ 28.559,70, no ano de 2.020. A não-declaração ou a entrega fora do prazo rende uma multa de no mínimo R$ 165,74, e de no máximo 20% sobre o imposto devido.

O IRF está dividido entre Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Se você for Microempreendedor Individual está dispensado de declarar o IRPJ, mas precisa prestar contas das suas atividades através da Declaração Anual do MEI.


Na sua declaração do Imposto de Renda, você deve informar tudo o que ganhou e pagou no ano de 2.020. Na lista de recebidos entram salários, aposentadorias, rendimentos com aluguéis ou investimentos e prêmios de loterias. E na lista de gastos passíveis de abatimento estão despesas médicas, custos com filhos ou pais, educação, contribuição para a previdência social ou privada.

Além dos ganhos e despesas, na sua declaração de 2.021, devem estar os bens e direitos que faziam parte do seu patrimônio até 31/12/2.020, como veículos e imóveis, além de bens móveis (jóias ou quadros). Ganhos isentos de IR, como resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), heranças e rendimentos provenientes de ações judiciais também devem ser informados à Receita Federal. O mesmo vale para investimentos isentos, como a Caderneta de Poupança e os fundos LCI e LCA.


 

Dicas - lâmpadaDica importante! Se você perceber que o prazo está apertado, entregue a declaração da forma que conseguir e depois faça a retificação.

Baixe agora o programa de declaração da Receita Federal.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf

 

 

Você é MEI e quer saber mais sobre o assunto? Acesse aqui nosso conteúdo exclusivo.

https://www.roldaoblog.com.br/mei-como-funciona-direitos-deveres-microempreendedor-individual/

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram