NEWSLETTER

Marketing para pizzaria: dicas para diferenciar seu negócio da concorrência

Um dos principais desafios de empresários do mercado de pizzarias é lidar com o grande número de concorrentes – afinal, só em São Paulo, são mais de 6 mil pizzarias! – e encontrar formas de se diferenciar. Você sofre com isso? Então, veio ao lugar certo. A seguir, apresentamos dicas de marketing para pizzaria que vão ajudá-lo a diferenciar seu negócio da concorrência. 

Acompanhe!

⚠️  Atenção!

Chegou até aqui porque está buscando informações estratégicas para abrir sua pizzaria? Então, recomendamos que, antes, leia o artigo que revela o que você deve levar em consideração nesse planejamento. Está aqui: Como montar uma pizzaria: guia dos primeiros passos

4 dicas de marketing para pizzaria com foco em atrair e conquistar clientes

Ações de marketing para pizzaria são fundamentais para divulgar seu negócio e fazê-lo se diferenciar da concorrência. Contudo, para que funcionem, elas precisam estar alinhadas ao seu mercado e ao seu público… 

As dicas abaixo ajudarão a garantir a eficácia das suas ações de marketing para pizzaria. Tome nota!

1) Desenvolva um plano de marketing

dicas de marketing para pizzarias

Para que suas ações de marketing para pizzaria realmente tragam resultados – seja para destacar sua marca ou para atrair mais clientes –, é importante que elas sejam direcionadas e pensadas de forma estratégica. Esse, aliás, é o objetivo do plano de marketing.

O plano de marketing é um documento que ajudará a determinar informações importantes – como, por exemplo:

– Cenário atual do seu mercado – concorrentes, desafio, oportunidades;
– Pontos fortes e fracos do seu negócio;
– Orçamento de marketing;
– Objetivos de marketing;
– Ações de marketing que serão realizadas para alcançar esses objetivos;
– Responsáveis pelo desenvolvimento dessas ações;
– Cronograma de entrega e desenvolvimento das ações;
– Indicadores para medir os resultados das ações e campanhas de marketing. 

Ou seja, este plano é o guia que vai direcionar suas estratégias de marketing para pizzaria de maneira mais intencional e eficiente. Desenvolvendo esse planejamento, você diminuirá as chances de “sair atirando para todos os lados” e acabar investindo em ações que não trarão resultado nenhum.

Por exemplo: anunciar no Google pode ser uma ótima estratégia. Porém, se você não fizer isso da forma correta, levando em conta seus objetivos e as necessidades e preferências do seu público, pode acabar jogando dinheiro fora.

✅  O que você vai precisar para colocar essa dica de marketing para pizzaria em prática:

Para desenvolver um bom plano de marketing para pizzaria, é preciso investir na pesquisa de mercado e do seu público. Você até pode fazer isso sozinho, mas, contar com a ajuda de uma empresa ou profissional de marketing especializado, vai fazer toda a diferença.

Então, contratar uma agência ou profissional de marketing pode ser um investimento interessante para garantir que suas ações realmente tragam resultado.

Se decidir fazer esse plano você mesmo, os materiais abaixo podem ser seus aliados. Afinal, eles detalham melhor como desenvolver o planejamento de marketing da sua empresa.

Confira!

2) Atue em diferentes canais

Marketing para pizzarias – Dicas práticas

É importante entender que o consumidor atual utiliza diferentes canais e plataformas para se comunicar, consumir conteúdo e fazer compras online. 

Por isso, não basta “apenas” ter um site e um número de telefone e achar que é o bastante. Para ter sucesso na era digital, sua pizzaria precisa atuar em diferentes canais – como, por exemplo: site, redes sociais, aplicativos de mensagem e aplicativos de delivery.

Isso é importante especificamente para pizzarias porque a vontade de o cliente comer uma pizza pode surgir em diferentes momentos:

Quando, por exemplo...

  • está trabalhando e percebe que vai ficar até mais tarde;
  • a família decide ter uma noite especial;
  • está em casa e quer uma opção rápida e prática;
  • os amigos estão reunidos;

E assim por diante. 

Cada um desses públicos, nesses momentos específicos, tem preferência por usar diferentes tipos de dispositivos e canais. Alguns preferem telefonar, outros vão direto ao Google, uma parte usa aplicativos, enquanto há quem goste de pedir pelas redes sociais.

Então, para aumentar suas chances de se destacar no mercado e de alcançar os consumidores em diferentes ocasiões, é importante que as informações sobre sua pizzaria e seus canais de atendimento estejam disponíveis em plataformas variadas.

✅  O que você vai precisar para colocar essa dica de marketing para pizzaria em prática:

Para entender quais são os canais mais adequados para você investir suas ações de marketing e vendas, é importante ter conhecimento sobre a preferência dos seus consumidores. 

Você pode contratar empresas especializadas para desenvolver essa pesquisa. Porém, existem algumas formas práticas para você mesmo entender essas questões:

– Analise quais são os canais em que os seus concorrentes diretos atuam e verifique o engajamento deles nesses ambientes. Se, por exemplo, seu concorrente local atua no Facebook, pode ser interessante você estar lá também;

– Além disso, entenda as lacunas e oportunidades de se destacar. Pode ser, por exemplo, que nenhum de seus concorrentes mais próximos tenha um perfil no Instagram. Se for esse o caso, que tal fazer uma conta para sua pizzaria e se aproximar dos consumidores por lá?;

– Outra ideia interessante é fazer uma pesquisa direta com seus clientes. Envie um e-mail para eles perguntando quais são os canais que eles mais usam para se informar e receber ofertas.

3) Utilize diferentes tipos de mídias

Marketing para pizzarias – Utilize diferentes tipos de mídias para se comunicar com os clientes

Além de usar diferentes canais, é importante variar no tipo de mídia que você utiliza para se comunicar com seu público. Na prática, isso quer dizer que, em suas ações de marketing, você pode produzir, por exemplo: texto, fotos, vídeos, áudios, gifs, materiais gráficos etc.

Por que isso é importante?

Esse é um fator fundamental para destacar sua pizzaria porque atualmente o consumidor recebe uma enxurrada de informações. Para chamar a atenção dele, é preciso compartilhar um conteúdo que seja atraente e diversificado – que não seja “mais do mesmo”.

Sabe aquele ditado que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”? No marketing para pizzaria, isso é uma verdade inegável!

Basta pensar, por exemplo, em quando o seu cliente está rolando a página do Facebook ou do Instagram. O que vai fazê-lo parar e prestar atenção no conteúdo da sua pizzaria?

Uma foto de qualidade, um vídeo ou uma imagem com um design profissional certamente terão muito mais chances de captar o olhar do consumidor. Se for acompanhado de um texto criativo e que fale a língua do seu público, estará no caminho certo para conquistar um cliente e realizar uma venda!

✅  O que você vai precisar para colocar essa dica de marketing para pizzaria em prática:

Novamente, precisamos destacar que contar com a ajuda de um profissional – seja para criação de design, vídeos, fotos ou texto – pode fazer toda a diferença na qualidade dos seus materiais. Então, considere contratar empresas ou profissionais especializados nessas áreas.

Contudo, há alguns caminhos para que você mesmo possa criar conteúdo de diferentes mídias para as ações de marketing para sua pizzaria.

Os guias e as ferramentas abaixo, por exemplo, podem ajudá-lo nessa tarefa! 

4) Compartilhe conteúdo alinhado aos interesses do seu público

Marketing para pizzarias

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Essa é uma estratégia de marketing que foca na divulgação de informações que são importantes para determinado público, com o objetivo de chamar a atenção dele e conquistar sua fidelidade.

Na prática, funciona assim:

Sua pizzaria compartilha conteúdo (em texto, foto ou vídeo) que é de interesse do seu público;

O foco deve ser divulgar informações que ajudem seu cliente de alguma forma ou que estejam alinhadas aos seus interesses, e que, ao mesmo tempo, sejam relacionadas ao seu negócio. É possível, por exemplo: 

  • Criar conteúdos com dicas sobre como harmonizar diferentes vinhos com pizzas; 
  • Fazer um vídeo explicando o método de preparação das suas massas; 
  • Falar sobre tendências no mundo das pizzas; 
  • Fazer um infográfico detalhando os diferentes tipos de sabores e suas origens; 
  • Recomendar filmes para assistir comendo pizza; 
  • E assim por diante.

Pessoas que têm interesse nesse conteúdo, certamente são também seus potenciais clientes!

Então, quando sua marca chama a atenção desse público por meio de informações relevantes, cria um relacionamento com essas pessoas – aumentando significativamente a chance de elas escolherem a sua pizzaria!

✅  O que você vai precisar para colocar essa dica de marketing para pizzaria em prática:

Existem agências e profissionais focados no desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo. Considere separar um orçamento para contratar especialistas.

Caso não tenha capital ou decida produzir conteúdo internamente, os materiais abaixo podem ajudar:

5 ideias para destacar sua pizzaria da concorrência

Mas o marketing, sozinho, não vai levar sua pizzaria ao sucesso. Concorda? Então, invista também em estratégias de diferenciação.

Confira algumas ideias nesse sentido e, depois de colocá-las em prática, não se esqueça de falar sobre elas nas suas ações de marketing para pizzaria. 😉 

Ideia #1: Capriche nas embalagens

Principais tipos de embalagens para delivery – Papel

As embalagens que você utiliza no delivery das suas pizzas podem ser um diferencial importante do seu negócio. Afinal, além de armazenar e conservar o alimento, o recipiente também serve para passar uma mensagem sobre sua marca ao consumidor.

É por isso que é importante escolher uma embalagem que esteja alinhada à imagem que você quer que os clientes tenham da sua pizzaria.

Digamos, por exemplo, que sua pizzaria coloca a qualidade e a experiência do cliente como valor primordial. Portanto, que tal considerar uma embalagem com propriedades térmicas, que ajude a pizza a ficar quentinha por mais tempo? 

E ainda, a embalagem também pode ser utilizada como material de divulgação e marketing. Uma ideia interessante nesse sentido é ter recipientes personalizados com a sua marca, com design diferenciado e com mensagens para os clientes.

💡 Dica!

Nós também já falamos aqui no Blog do Roldão sobre como escolher a embalagem ideal para o seu negócio. Leia os dois artigos sobre o tema:

Embalagens para alimentos: como escolher a melhor opção para o seu produto
Embalagens para delivery: como escolher as melhores opções para seu serviço de entrega

 Ideia #2: Ofereça pizzas veganas, vegetarianas e para clientes com restrições alimentares

Marketing para pizzaria – Pizzas veganas e vegetarianas

– Pessoas que seguem uma dieta vegana não consomem produtos de origem animal;
– Os vegetarianos banem do cardápio qualquer tipo de carne;
– E há ainda aqueles que possuem restrições alimentares, ou seja, que têm alergias a certos ingredientes – como, por exemplo: glúten (que vem da farinha), lactose (de produtos derivados do leite), entre outros.

Esse público tem dificuldade em comer fora justamente porque muitos restaurantes não oferecem alternativas alinhadas às suas necessidades e preferências alimentares.

Então, incluir em seu menu algumas opções que atendam aos clientes veganos, vegetarianos ou com restrições alimentares pode ser uma ótima maneira de se destacar dos concorrentes.

💡 Dica!

Confira este relatório do Sebrae, que detalha o mercado de restrições alimentares e indica oportunidades de negócios nesse sentido: Relatório de inteligência: Restrição alimentar

Ideia #3: Crie promoções criativas para as datas comemorativas

Promoções de pizzarias

Já é tradição: em datas comemorativas, os clientes esperam que as empresas realizem promoções especiais. Então, se você quer atrair e conquistar mais consumidores para sua pizzaria, considere criar ofertas temáticas em tais datas.

O segredo para usar essa estratégia para verdadeiramente se destacar é ser criativo na hora de criar as ações. Isso porque é provável que outras pizzarias também promovam ações nessas ocasiões. Então, seu negócio precisa inovar para se diferenciar.

Aqui vão algumas dicas nesse sentido:

– Faça um menu de pizzas especial, de acordo com o tema da data. Por exemplo: pizzas para festa junina – com ingredientes como milho, paçoca; pinhão etc.;

– Ajude seus clientes a presentearem alguém especial. Por exemplo: no Dia dos Pais, faça um concurso cultural para que os clientes expressem seu amor pelos pais deles, oferecendo como prêmio um jantar gratuito para a família;

– Crie combos especiais para eventos. Por exemplo: na final da Copa do Brasil, sua pizzaria pode oferecer um combo promocional com pizza + bebidas.

💡 Dica!

Quer saber como se preparar melhor para as datas comemorativas, criando um planejamento de ações? Leia este artigo: Como aproveitar as datas comemorativas para atrair clientes

Ideia #4: Tenha um programa de fidelidade

Marketing para pizzarias – Tenha um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade nada mais é do que uma maneira de compensar seus clientes fiéis por escolherem sua pizzaria. A ideia é mostrar que você valoriza a lealdade deles e, por isso, está oferecendo ofertas e condições exclusivas.

Seu programa de fidelidade pode oferecer diferentes tipos de recompensas e vantagens – como, por exemplo:

– Um cartão de fidelidade com 10 espaços para carimbo. Quando o cliente completar a cartela, pode receber um desconto ou uma pizza gratuita;
– O cliente pode se cadastrar no programa de fidelidade e, em troca, receber ofertas exclusivas;
– O programa também pode recompensar o cliente que recomendar sua pizzaria, oferecendo descontos, brindes ou mais pontos no programa para cada compra realizada através de uma indicação.

💡 Dica!

Tem dúvidas sobre como montar esse programa de fidelidade? Leia o material abaixo, que traz dicas práticas nesse sentido:

10 passos para criar o seu novo programa de fidelidade! [Rock Content]

Ideia #5: Abrace uma causa

Marketing para pizzarias – Abrace uma causa

Na hora de decidir o que e onde comprar, os consumidores atuais levam em conta não apenas questões como qualidade e preço. O posicionamento da marca também é um fator relevante na decisão do seu cliente!

Duvida?

Para você ter uma ideia, em uma pesquisa feita pela consultoria Edelman:

– 91% dos brasileiros afirmaram que confiar que a marca “fará o que é certo” é um fator crucial na decisão de compra;
– E ainda, globalmente, mais da metade dos consumidores acredita que marcas têm obrigação de se envolver em problemas sociais.

Então, se você quer se destacar no mercado e conquistar a fidelidade dos consumidores da nova era, precisa se posicionar em relação a causas que eles defendem!

Há diferentes maneiras de fazer isso. Aqui vão algumas ideias:

Apoiar ONGs ou instituições relacionadas aos valores e às causas que são importantes para sua marca e para seu público. Por exemplo: se seu negócio defende causas relacionadas à proteção do meio ambiente, você pode patrocinar instituições que atuam nessa área (ou doar parte do seu lucro a elas).

Criar ações com o objetivo direto de atender a uma causa. Por exemplo: sua pizzaria pode fazer um evento beneficente ou criar uma pizza especial e converter o valor arrecadado para a causa que o seu negócio defende.

Usar suas operações para se posicionar. Por exemplo: digamos que seu negócio apoie a igualdade de gênero. Então, precisa garantir que dentro das suas operações não esteja acontecendo discriminação de gênero e comunicar essa sua preocupação aos clientes.

A lógica dessas ações é simples: ao se posicionar em defesa dos valores e causas que são importantes para seus clientes, estará conquistando a confiança desses consumidores, que passarão a ser fiéis ao seu negócio e a recomendar sua marca.

💡 Dica!

Uma das principais tendências no mercado de food service é a demanda dos consumidores por maior transparência dos negócios. Além disso, causas relacionadas à sustentabilidade também estão em alta neste setor. Aprenda mais lendo este artigo: Food service: as principais tendências do setor em 2020

Esperamos que essas dicas e ideias o inspirem a criar ações verdadeiramente efetivas e que vão colocar sua pizzaria na frente dos concorrentes! 

Sucesso. 🙂

Imagens: Envato Elements,  rawpixel.com

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram