NEWSLETTER

Quarentena contra a COVID-19: Como aproveitar esse tempo para planejar o futuro do seu negócio

Por conta da quarentena instaurada para evitar a propagação do novo coronavírus, muitos negócios precisaram fechar as portas e/ou suspender suas vendas. 

No caso de algumas empresas, foi possível adaptar os serviços oferecendo entrega em domicílio. Contudo, para muitos empreendedores, essa simplesmente não é uma alternativa – seja pela falta de recursos/insumos ou pela falta de capital de giro para manter a operação funcionando via delivery.

Se esse é o seu caso, você deve estar vivendo momentos difíceis, pensando em quando poderá colocar seu negócio em funcionamento novamente, não é mesmo?

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a enfrentar esse período de maneira mais calma e focada, apresentamos a seguir dicas sobre como é possível aproveitar o período de confinamento para planejar o futuro.

Acompanhe!

3 dicas para planejar o futuro do seu negócio
durante a quarentena contra a COVID-19

Não há como negar que esse é um período difícil para todos. Porém, a boa notícia é que, assim como outras crises, essa crise também vai passar! 🤞

E quando isso acontecer, seu negócio precisará estar preparado para voltar à ativa, adaptando-se a uma possível nova realidade de mercado.

As dicas abaixo podem ajudá-lo a se planejar nesse sentido. Tome nota!

1) Aproveite esse tempo para estudar

3 dicas para planejar o futuro do seu negócio durante a quarentena contra a COVID-19

Já que você terá que ficar em isolamento social durante a quarentena, que tal utilizar esse tempo para adquirir mais conhecimento? 

Além de ser uma forma de passar os dias de maneira mais saudável, esse aprendizado poderá ser útil para você redirecionar seu negócio no pós-crise.

Existem diversos cursos online gratuitos que você pode aproveitar para:

– Aprender mais sobre gestão e empreendedorismo;
– Conhecer as principais tendências de consumo;
– Se especializar na sua área de atuação;
– Ou mesmo ganhar uma nova habilidade e talvez dar os primeiros passos para o seu próximo empreendimento. 

Nos links abaixo você encontra diversas opções de cursos gratuitos oferecidos na web. Navegue por eles e encontre alguns que sejam do seu interesse.

📙 Senai
📘 Sebrae
📗 Cursos de marketing do Google
📕 Cursos de gestão e liderança do LinkedIn
📙 Coursera
📘 Udemy
📗 Cursos de gestão e liderança no site Veduca
📕 Cursos de empreendedorismo da USP

Leia também!

Como empreender com sucesso como MEI ou autônomo

2) Pense em maneiras de aprimorar seu negócio

Dicas para planejar o futuro do seu negócio durante a quarentena contra a COVID-19

Uma das principais reclamações dos empreendedores – especialmente de pequenos e micronegócios – é a falta de tempo. É por conta da correria do dia a dia que muitos empresários deixam de se planejar adequadamente e de pensar de maneira mais estratégica sobre o negócio…

Pois bem, agora que você precisou interromper suas operações durante a quarentena, tem um pouco mais de tempo livre, certo? Então, use esse tempo para avaliar a performance e o potencial do seu negócio. 

Neste sentido, analise questões como, por exemplo:

– Quais são os pontos fortes dos seus produtos e serviços?
– Quais são os pontos fracos do seu negócio, que podem ser melhorados?
– Em comparação com os concorrentes da sua região, como o seu negócio se posiciona?
– Quais são as questões que estavam gerando prejuízo na sua operação?
– Quais eram seus produtos de maior saída? 

A ideia é avaliar como você pode usar os pontos fortes para se destacar e também entender como resolver problemas relacionados aos pontos fracos da sua operação.

Uma dica para fazer essa análise é utilizar a matriz SWOT, que permite que você levante informações sobre oportunidades e ameaças relacionadas à sua empresa e ao mercado.

Aprenda a usar essa ferramenta lendo este artigo: Como se diferenciar da concorrência sendo MEI no mercado de food service

Fazendo essa avaliação profunda sobre suas operações, quando a quarentena acabar, você estará preparado para reativar seu negócio com toda a força para se recuperar!

3) Avalie as mudanças que essa crise trará

Como aproveitar a quarentena para planejar o futuro do seu negócio

A quarentena obrigou muitas pessoas e empresas a mudarem radicalmente a forma de trabalhar e de fazer negócios. E uma coisa é certa: essas mudanças terão impacto mesmo depois que o isolamento social acabar.

Por isso, é importante analisar como este período está transformando o mercado e de que forma seu negócio poderá retornar no pós-crise mais preparado para atender às novas demandas e necessidades dos consumidores.

Além disso, estas são algumas questões importantes que você precisa levar em conta daqui em diante:

🕵️‍♀️ Os consumidores estarão mais atentos à higiene dos negócios de food service.

Mesmo quando a crise do coronavírus passar, é certo que as pessoas estarão mais exigentes em relação à segurança alimentar. Então, é fundamental pensar em ações para que, depois da crise, seu negócio possa continuar com os cuidados fundamentais para evitar contaminações de qualquer tipo. E, mais importante, também planejar maneiras de comunicar as precauções de limpeza e higiene tomadas em sua operação.

Leia também!

Cuidados de higiene fundamentais para a venda de comida de rua ou por entrega

🤳 A tecnologia deve fazer cada vez mais parte do processo de compra.

Esse período de confinamento impulsionou o uso de tecnologias digitais para consumo de bens. Compras online se tornaram a salvação de muitas pessoas durante a quarentena – inclusive, muita gente que ainda não comprava pela internet, passou a comprar.

Agora que cada vez mais pessoas perceberam o potencial e as vantagens das ferramentas digitais, é certo que elas não voltarão atrás depois que a crise da COVID-19 passar. Por isso, aproveite esse momento para pensar em como, no futuro, seu negócio pode adotar tecnologias digitais para atender os consumidores online – oferecendo pedidos na web via site ou aplicativo, por exemplo.

Leia também!

E-commerce: dicas para oferecer serviços de comida no ambiente online 

 💻  O trabalho remoto pode se tornar mais comum e impactar os comportamentos de consumo.

Outra mudança importante impulsionada pelo isolamento social foi que mais empresas passaram a adotar o home office. E a tendência é que o número de organizações adotando o trabalho remoto a partir de casa continue aumentando depois do fim da quarentena.

Essa, inclusive, é uma questão que pode impactar diretamente negócios de food service. Afinal, muitas vezes, grande parte dos clientes são profissionais a caminho do trabalho ou em horário de almoço perto do escritório. 

Nesse sentido, recomendamos que você pense também em como pode atender os profissionais trabalhando em casa. Oferecer delivery pode ser uma opção. Ou ainda, pode também avaliar a possibilidade de atuar em áreas mais residenciais.

Leia também!

Como oferecer delivery de comida

 

Dica extra!
Cuide de sua saúde física durante a quarentena contra a propagação do novo coronavírus

Cuide de sua saúde física e mental durante a quarentena contra a propagação do novo coronavírus

Antes de tudo, você precisa cuidar da sua saúde e a da sua família. Afinal, esse é o seu “recurso” mais importante, concorda? Portanto, se não tiver com a saúde física e mental em dia, todo o resto será prejudicado.

Então, siga as recomendações do Ministério da Saúde para evitar as chances de contaminação pelo novo coronavírus:

🖐🧼💦  Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, sempre antes e depois de mexer ou tocar em objetos compartilhados e/ou entrar em contato com outras pessoas. Se não houver água e sabonete em determinada ocasião, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool (com concentração de 70%);

👄🚫  Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos não lavadas;

🤒  Evite contato próximo com pessoas doentes;

🏠  Fique em casa o máximo que puder, evitando aglomerações.

🤧  Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar – pode ser com a dobra do braço ou com um lenço de papel, que depois deve ser jogado no lixo;

🧴🧽  Limpe e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

🍴🥛  Não compartilhe copos, talheres e objetos de uso pessoal.

E a saúde mental durante a quarentena, como fica?

Com tanto estresse e ansiedade, você pode acabar se sentindo perdido e pressionado. Isso, por sua vez, só vai piorar ainda mais a situação e você não conseguirá pensar claramente. Portanto, não se esqueça de cuidar da sua saúde mental enquanto estiver confinado em casa por conta da quarentena.

Aqui vão algumas dicas nesse sentido:

– Para não se sobrecarregar de notícias e informações (muitas vezes, falsas), estabeleça um limite de tempo diário para acessar sites, redes sociais e aplicativos de mensagem. Além disso, dê preferência a canais confiáveis – como, por exemplo, jornais com credibilidade ou fontes oficiais, como o Ministério da Saúde. 

– Aproveite esse tempo para fazer atividades de lazer em família. Assista a filmes, brinque com seus filhos, cozinhe com seu parceiro. Essa união familiar pode ajudar todos a enfrentarem esse momento com mais leveza.

– Mantenha seu corpo em movimento. Uma dica é procurar no YouTube vídeos com atividades físicas (exercícios, yoga, alongamentos) que são fáceis de fazer dentro de casa. E ainda, aproveite também para tentar a meditação – ela pode ser muito útil para acalmar sua mente.

Esperamos que essas dicas o ajudem a aproveitar o tempo em que precisa ficar em casa, por conta da quarentena contra o novo coronavírus, da melhor maneira possível. Seguindo essas sugestões, além de planejar melhor o futuro do seu negócio no pós-crise, estará também mais preparado para se adequar à nova realidade que está por vir!

Bons estudos e sucesso!

Imagens: Envato Elements

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo para você, sua casa ou seu negócio.


linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram